Olá Visitante! Cadastre-se ou faça seu Login
Login com Facebook
ou
Você está em Icaraima / PR

Você está aqui: Home / Notícias / Jogos Escolares estão 'abertos' em todo Paraná
Atualizado


Jogos Escolares estão 'abertos' em todo Paraná

cerimonial de abertura do JEP's

 Na noite desta sexta-feira (27.04) foram realizadas 16 cerimônias de abertura das fases regionais dos jogos escolares do Paraná (JEP’s), que chega à sua 59ª edição com o título de maior competição escolar do Brasil. Os JEP’s congregam quase 100 mil alunos em todas as suas quatro fases de realização. São realizados pela secretaria de educação do estado em parceria com a secretaria do esporte, que contam com o apoio dos núcleos regionais de educação, prefeituras e federações que administram o desporto no Paraná.

  O clima de festa em cada uma das 16 cidades paranaenses que abrem a primeira data da fase regional dos jogos escolares só comprova que educação e esporte caminham unidas em prol da cidadania. Segundo expressou o governador Beto Richa, em mensagem enviada a cada cidade sediante, “os resultados virão a curto, médio e longo prazo, não só para os nossos municípios e para o Paraná do ponto de vista esportivo, mas igual e significativamente para os jovens que se esforçam para o aprimoramento físico e o esmero mental.”

  Com a responsabilidade técnica da competição, a secretaria do esporte, até o final de 2011 vinculada à secretaria de educação, comemora o estágio em que os jogos escolares se encontram: “ temos há muito tempo a política de esporte escolar modelo para o Brasil, que serviu de molde para a implantação das olimpíadas escolares brasileiras em substituição aos JEB’s. Os jogos escolares é uma ferramenta de afirmação e de conquistas da nossa comunidade educacional. Desejo sorte aos competidores, pois a vitória será de todos,” expressou o secretário do esporte, Evandro Rogério Roman.

 Nesta primeira data de competição, Almirante Tamandaré, Rio Negro, Brasilândia do Sul, Engenheiro Beltrão, São Jorge do Oeste, Medianeira, Reserva do Iguaçu, Pinhalão, São Pedro do Ivaí, Mandaguari, Ivaí, Mangueirinha, Palmital, Telêmaco Borba, Umuarama e União da Vitória recebem mais de 10.000 atletas para disputa das modalidades de basquete, atletismo, handebol, vôlei, futsal, xadrez e tênis de mesa.

  Podem participar dos jogos escolares os alunos/atletas matriculados em escolas públicas e privadas com sede no estado do Paraná. Os municípios são responsáveis pela realização da fase municipal que determina qual equipe ou atleta participa da fase regional. Cada um dos 32 núcleos de educação realiza uma fase regional com representantes de cada município de abrangência. Os campeões de cada fase regional se classificam para a fase macrorregional, que congrega oito regiões, sendo quatro núcleos em cada região. Para a fase final, nas modalidades coletivas se classificam os primeiros colocados em cada uma das oito macrorregionais, e os quatro vice-campeões das macrorregionais com maior participação, 1º, 2º e 3º colocados da modalidade no ano anterior e uma equipe da cidade sede.



Fonte: http://www.cidadao.pr.gov.br/

Deixe seu comentário

Você está em Icaraima / PR
Icaraima
Unidade Icaraima, PR


J.C. Aranega de Paula e Cia Ltda - ME - 15.805.696/0001-09
© 2008-2016 Copyright Franquia Portal da Cidade ®
X